top of page

Martelinho de ouro

  • Willer Matias
  • 22 de mar. de 2017
  • 3 min de leitura

Conceito

Martelinho de ouro é uma técnica de funilaria artesanal para desamassar carros, sem precisar de serviços de pintura, ganhou fama no estado de São Paulo no final do século XX em Taubaté. Esse processo de funilaria artesanal utiliza ferramentas especialmente concebidas para de uma forma suave, aplicar pressão na parte de trás da lataria para mover o metal de volta à seu estado natural. A técnica do Martelinho pode recuperar o seu veículo a 100% da condição antes de danificado na maioria dos casos, quando o amassado não comprometeu a pintura.

criador

Pertence a Pedro Souza Santana, de 65 anos. O funileiro detém o registro do nome Martelinho de Ouro, além de um currículo com 50 anos de experiência na área. O termo veio de um apelido dado por um cliente. “Um dos meus primeiros fregueses era revendedor de carros e se impressionou com meu método, mais rápido e barato que a funilaria tradicional”.

Sua carreira começou no setor de acabamento na fábrica da Volkswagen, em São Bernardo do Campo (SP), onde dava brilho aos veículos. Com o tempo, ele e dois colegas desenvolveram uma técnica que eliminava pequenos amassados durante a fabricação. “Fiquei conhecido porque fazia reparos preservando a originalidade da pintura”, diz.

O Sr. Martelinho também afirma ter criado ferramentas específicas no ofício: usa alavancas feitas com chifres de boi, cipós, galhos e até tacos de sinuca. “Esses objetos servem para desamassar partes curvilíneas, como um capô.

História

Esta técnica surgiu nos anos 70/80 pela necessidade de reparar alguns veículos já prontos, quando passavam pela inspeção final nas linhas de montagens das indústrias automobilísticas. Inicialmente chamado de PSSMR (PaintLess Shrinking Sheet Metal Repair) e no Brasil de DSP (Desamassamento Sem Pintura) quando implantado nas linhas de montagem das montadoras. Quando eram detectados pequenos amassados e imperfeições na lataria dos veículos, era necessário que este voltasse para ser desmontado, desamassado, preparado e repintado novamente, o que ocasionava prejuízos para a empresa, pois todo este processo tinha um custo elevado de mão de obra.Alguns profissionais da área de funilaria/lanternagem das indústrias desenvolveram uma técnica e algumas ferramentas, no qual pudessem restaurar as peças atingidas por pancadas ou outras formas de agressões que os veículos recebiam no processo de fabricação sem ter que desmontar o veiculo e repinta-lo novamente. Ao passar do tempo, a técnica foi saindo das fábricas e chegou as ruas com nome de 'Martelinho de Ouro', numa referência ao metal macio e precioso, pois com um martelo de forma apropriada e baixo peso é possível dar precisos acabamentos na chapa.

Vantagens

​​Nenhuma massa, lixa ou pintura são utilizados, mantendo a originalidade (preserva pintura de fábrica). Muitos reparos podem ser concluídos em uma hora ou menos. As reparações podem ser efetuada a uma fração do custo do meio convencional (funilaria e pintura).

Método complementar utilizado é o repuxo por tração, conhecido também como 'Martelinho Americano'. Consiste em aderir ferramentas no local do amassado e forçá-lo a voltar a forma original através de golpes com ferramenta adequada.

colisões

Decorrentes de choques entre veículos, onde não tenha danificado a pintura. Geralmente nesses casos

há a necessidade parcial ou total em desmontar a forração interna do veículo. No caso das portas ou porta malas, dos para-lamas e do teto. Em alguns casos raros, há a necessidade de por a peça em uma bancada para executar o serviço, no caso das portas, porta malas e capô.

O processo de desmontagem é bem simples, pois hoje em dia, as forrações são todas fixas com plugs e parafusos. Veículos blindadados não costumam ter acessos, para que as ferramentas convencionais cheguem até o amassado. Assim, usamos uma ferramenta especial, onde é aplicado cola quente, e uma repuchadeira para puxar o amassado.

Chuva de Granizo

Todo ano algumas tempestades de granizo intensas ocorrem, deixando véiculos com amassados do tamanho de uma bola de golfe em toda a lataria. Como resultado, companhias de seguros tem determinado que a reparação por 'Martelinho de Ouro' não é apenas uma alternativa viável à funilaria tradicional, como é o método preferido de reparação.Pequenos amassados na lataria costumam ser intragáveis ao brasileiro.

Ferramentas

Esta técnica exige o uso de ferramentas especiais (alavancas, espátulas, martelo leve, martelo de borracha, pinos de aço, pinos de nylon e outras) desenvolvidas conforme a necessidade do reparador para executar os reparos na chapa sem danificar a pintura.

Levicar

A empresa Oficina Levicar de Manaus dispõe de profissionais especializados na técnica do martelinho de ouro. Saiba mais sobre os serviços e promoções. curta nossa pagina no facebook www.facebook.com/levicarmartelinhodeouro

Se gostou do artigo, deixe seu comentário.

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

A sua satisfação é o nosso objetivo.

  • Google Places - o círculo branco
  • YouTube Social  Icon
  • facebook-square
bottom of page